15. set, 2015

Feng Shui - 10 Dicas Simples para Atrair e manter Clientes

O cliente é o bem mais valioso da nossa empresa, portanto devemos criar um ambiente propício para gerar bons negócios de forma que favoreça quem compra e quem vende.

Em comemoração ao Dia do Cliente, confira 10 dicas que podem ajudar a atrair e manter clientes:

1. A equipe de vendas deve estar sempre posicionada para a porta de entrada, de forma que possa receber quem entra com um sorriso agradável e postura gentil.

2. O ambiente (loja, escritório, empresa, etc.) deve ser bem iluminado para que uma boa energia flua em seu interior. Evite ter cantos escuros, pois a energia pode estagnar.

3. Mantenha um odor fresco em todos os ambientes, certifique-se de que há ventilação suficiente para estimular o Chi entrar e fluir. Mantenha lavabos e banheiros limpos e com um perfume agradável, sem exagero.

4. No Feng Shui o silêncio extremo é tão ruim quanto o barulho excessivo, portanto procure colocar uma música que estimule sua equipe, mas não barulhenta a ponto de afastar seus clientes.

5. Use plantas e flores naturais, pois são excelentes para a limpeza do ar e para ativar o Chi do ambiente, mas fique atento, pois necessitam de cuidados e é muito importante mantê-las saudáveis. Alguns exemplos de plantas e flores que podem ser usadas são: a ráfia (tira a energia ruim), bromélias e girassóis (atraem fartura financeira) e o lírio da paz (atrai clientes e amigos).

6.Outra opção é o uso de aquários, pois a água tem um efeito estimulante, o que pode contribuir para aumentar as vendas.

7. As melhores construções para as empresas são as quadradas ou retangulares, se você está pensando em construir ou alugar evite plantas com forma irregulares, principalmente em L.

8. Posicione um espelho ao lado da caixa registradora, simbolicamente ele irá duplicar todo o dinheiro que entra no seu negócio e evite que a mesma esteja direcionada diretamente para a porta de entrada.

9. Procure manter sua empresa com a manutenção em dia, observe a pintura, se existem pontos de vazamentos, mofo ou rachaduras.

10. Mantenha o ambiente organizado. Eleja períodos para se livrar de papéis, objetos e tudo que não tem serventia. Esvazie as latas de lixos todos os dias. Quando nos desfazemos do que não serve abrimos espaço para o novo, o sucesso e o bem-estar. Estimule sua equipe a manter mesas e gavetas limpas e organizadas.

 

"Não busque, como de costume, lucros e vantagens.

Também não se distancie da desgraça e do prejuízo.

Em seus atos, o senso de justiça deve ser a essência."

(Provérbio Chinês)

 

Muito Sucesso!

Cristiane Mazará

Leia também:

Feng Shui no Ambiente de Trabalho – 1ª. parte

Feng Shui no Ambiente de Trabalho – 2ª. parte

Feng Shui no Ambiente de Trabalho – última parte