30. jun, 2015

Como Aplicar o Feng Shui em Casa com Crianças - parte 2

O primeiro passo para harmonizar o quarto da criança é observar a manutenção e limpeza do ambiente, cuidado com paredes rachadas, mofo, umidade, portas rangendo, maçanetas caindo, entre outros problemas de manutenção que podem comprometer a saúde física de seu filho.

O quarto deve ter uma boa iluminação, tanto natural quanto artificial,  além de uma boa ventilação, ambas são importantes para manter o chi circulando de forma saudável.

Evite ter mesas de estudo no quarto, é importante que o ambiente de descanso seja separado do ambiente de estudo. Se não for possível crie uma divisão simbólica, pintando a parede de cor diferente ou mesmo colocando um biombo entre a mesa e a cama.

Além disso evite instalar computadores e TVs, isso porque o eletromagnetismo emitido por esses aparelhos prejudica a saúde, e pode afastar a criança do convívio familiar.

A posição da cama deve ser de frente para porta, mas não na mesma direção, pois isso pode dar a sensação de insegurança e atrapalhar o sono, a criança deve sentir que tem o controle de quem entra e sai do quarto.

A cama deve ter cabeceira que representa proteção e se o quarto é compartilhado entre irmãos, procure evitar o uso de beliche, prefira bicamas, isso porque a criança que dorme na cama de baixo pode se sentir oprimida, desta forma evite também prateleira em cima da cama ou mesmo camas embutidas em guarda-roupas.

Procure usar materiais naturais, evitando tintas e vernizes sintéticos, aposte nas fibras naturais, tecidos de algodão, tapetes antialérgicos e cortinas com tecidos suaves.

Utilize cores delicadas que representam aconchego, mas respeite a identidade da criança, o quarto deve ter a cara dela com temas e personagens que a agradam e motivos alegres.

Estimule desde cedo a organização e a responsabilidade que ela tem por seu espaço, mas permitindo que seus filhos desfrutem desse ambiente e auxiliando-os a construir seu próprio universo. Lembre-se que a infância é o momento de criar, brincar, montar castelos, cabanas e ser feliz.

Leiatambém: Como Aplicar o Feng Shui em Casa com Crianças - parte 1

Divirta-se!

Cristiane Mazará