23. fev, 2015

Feng Shui no Ambiente de Trabalho – última parte

Favorecendo o ambiente ao seu redor

A antiga filosofia do Feng Shui diz que um lugar ideal para se viver é a barriga do dragão – um espaço simbólico em que a casa está protegida por montanhas na parte de trás e por colinas nas laterais, sendo que a frente da casa dá para o mar. Essa simbologia pode ser replicada dentro do escritório, ou seja:

Montanha de apoio – uma foto de montanha colocada atrás da cadeira funciona como uma parede de apoio simbólica. Você se sentirá mais confiante tendo montanhas como base. Por outro lado, não se recomenda esse tipo de cenário (montanhas, colinas ou grandes construções) diante da mesa de trabalho, pois simboliza desafios intransponíveis e obstáculos que podem bloquear você e seus projetos.

Reflexos da água – a água garante calma e reflexão. No escritório basta colocar na mesa ou na parede – à sua frente ou ao seu lado, nunca atrás de você, pois as águas podem “levar embora as oportunidades” - cenas de rios, quedas d’água e lagos, que são uma poderosa fonte de energia e símbolo de abundância e saúde.

Ainda no que diz respeito à água, um aquário ou fonte de água também podem trazer sorte, mas é importante não exagerar, pois água demais em um espaço pequeno pode diminuir a criatividade. Muita atenção aos cuidados com a fonte, ela deve estar sempre funcionando com água limpa. Os aquários são contribuições valiosas, pois os peixes simbolizam riqueza, prosperidade e sorte.

Escritórios grandes, que abrigam diversas pessoas, devem ser bem iluminados e projetados para estimular o fluxo de energia chi. Além disso, é importante manter o ambiente bem ventilado, uma janela aberta ajuda a eliminar as substâncias tóxicas e odores, o ar que circula deve ser fresco.

Outra boa opção é usar espelhos, pois aumentam a sensação de espaço e de tranquilidade. Você pode colocar espelhos onde quiser, apenas evite pendurá-los um de frente para o outro, pois o chi bate e volta, criando um ambiente confuso em termos energéticos. Muita atenção! Todo espelho deve ser colocado a uma altura que não corte o alto da cabeça das pessoas nele refletidas.

As plantas estimulam e são uma das formas mais comuns, práticas e atraentes do Feng Shui trazer riqueza, alegria e abundância, você pode usar bambus da sorte, ráfia, lírio da paz, flores vermelhas ou púrpuras, garanta apenas que estejam sempre vivas, bonitas e saudáveis.

E por fim, as cores são ferramentas poderosas, capazes de mudar a energia do ambiente.

VERDE é a cor das plantas e inspira o crescimento dos negócios. Tem efeito calmante e relaxante.

PRETO aumenta a atividade mental e melhora a comunicação, pois estimula a concentração e a capacidade de decisão.

VERMELHO traz fama, sorte e felicidade quando bem usado. Pelos princípios do Feng Shui, o vermelho é a cor que afasta a má sorte e atrai energia positiva.

BRANCO encoraja prosperidade e abundância e tem efeito calmante no escritório. Aumenta a determinação, a clareza mental e aguça a concentração.

AMARELO e MARROM simbolizam a estabilidade, ajudando a manter os pés no chão. O amarelo representa o Sol e seu calor revigorante, promove sentimentos de otimismo.

Desejo a você um bom trabalho, que seja feliz e tenha muita prosperidade em sua em sua vida profissional.

Cristiane Mazará

 

Fontes:

Feng Shui no Trabalho – Darrin Zeer – Sextante

Feng Shui – Adriana Andrade – Caminhos da Harmonia

Feng Shui da Boa Sorte – Mestre I Ming

Feng Shui para Iniciantes – Richard Webster – Universo dos Livros